Agência especializada em comunicação na saúde é reconhecida por um projeto que une ciência, propósito e resultado, reduzindo 92% das emissões de gás anestésico na maior rede hospitalar da América Latina
_____________________________________________________________________________________________________________________
Pela terceira vez consecutiva, a GPeS Comunicamos Saúde é reconhecida no Prêmio Aberje, principal premiação da comunicação corporativa no Brasil.
Este ano, a agência venceu o prêmio regional ( São Paulo), na categoria Sustentabilidade Organizacional com o case “Uma ameaça esquecida: hospitais em ação contra as mudanças climáticas”, desenvolvido pela Rede D’Or São Luiz, também com o apoio de comunicação da agência e da VFR Comunicação.
Mais do que uma campanha, o projeto é um case de comunicação transformadora, que uniu ciência, propósito e engajamento para mudar uma prática hospitalar tradicional: o uso do óxido nitroso (N₂O) — gás de efeito estufa com potencial de aquecimento 300vezes superior ao CO₂, segundo a ONU.
Em apenas um ano, a Rede D’Or alcançou redução de 92% no uso do gás, evitando a emissão de 4.296 toneladas de CO₂ equivalente e gerando economia anual estimada de R$ 2,3 milhões. O projeto começou como piloto em duas unidades de São Paulo e hoje mobiliza mais de 15 mil profissionais em 79 hospitais, entre anestesiologistas, enfermeiros e engenheiros clínicos.
O modelo foi baseado na Ciência da Melhoria e na metodologia PDSA (Planejar, Executar, Estudar e Agir), demonstrando que a comunicação interna, quando orientada por propósito e dados, pode ser agente direto de descarbonização e eficiência clínica.
“Esse é o verdadeiro case de comunicação: aquele que transforma comportamento, cultura e resultado. Às vésperas da COP, ser reconhecido por uma iniciativa que conecta saúde, sustentabilidade e propósito reafirma o papel estratégico da comunicação na construção de um futuro possível”, afirma Gilmara Espino, presidente da GPeS.
O projeto, liderado pelos médicos Leopoldo Muniz da Silva e Helidea Lima teve repercussão internacional, com publicação no Canadian Journal of Anesthesia e destaque na imprensa nacional, incluindo O Globo e Veja.
Fonte: https://adnews.com.br/post/g-pe-s-vence-o-premio-aberje-2025-na-categoria-sustentabilidade-organizacional-com-case-da-rede-d-or
